top of page
Logotipo-GiroOSB-1.png
extra base linha.png

Orquestra Sinfônica Brasileira estava em escolas públicas da Baixada Fluminense

Entre 12 e 15 de junho, vão acontecer apresentações de corais de alunos e concertos com o Quinteto de Metais da OSB em Japeri, Paracambi e Duque de Caxias


Foto: Andrea Nestrea

Democratizar o acesso à música de concerto sempre foi um dos pilares da história da Orquestra Sinfônica Brasileira. Por isso, entre os dias 12 e 15 de junho, a OSB vai promover, pelo segundo ano consecutivo, um circuito de concertos didáticos em escolas públicas da Baixada Fluminense. Um quinteto de metais se apresentará em quatro instituições da região com um repertório que inclui Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Ernesto Nazaré. São elas: Escola Municipal Frei Mauricio Viann e Escola Municipal Pedra Lisa, ambas em Japeri; o CIEP 369, em Duque de Caxias; e a Escola Municipal Boa Esperança, em Paracambi.


A Orquestra já vem atuando nesses territórios há três anos, e desde 2022, iniciou também uma atividade de ensino de canto coral com alunos dessas escolas. Assim, antes do quinteto executar as obras, os estudantes também vão demonstrar o aprendizado das classes com apresentações dos corais, formados por crianças de 8 a 12 anos de idade, executando canções da Música Popular Brasileira, como “Olhos Coloridos” e “Ginga”.


O circuito faz parte do projeto Conexões Musicais e conta com o patrocínio da NTS - Nova Transportadora do Sudeste. O Conexões Musicais é realizado pela Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira desde 2017, tendo promovido atividades educacionais e culturais envolvendo cerca de 30 municípios brasileiros.


“Ao levarmos o Conexões Musicais da OSB para as escolas, entregamos a cada criança o que lhe é por direito, a cultura. O ensino e o contato com a música, principalmente na infância, é de suma importância, pois atua diretamente no desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social”, afirma Elber Ramos, Coordenador Educacional da OSB.


Foto: Andrea Nestrea


Confira a programação de certos didáticos:


Dia 12 de junho, segunda, das 11h às 11h45; e das 13h às 13h45

Escola Municipal Frei Mauricio Viann - Japeri


Dia 13 de junho, terça, das 10h às 10h45; e das 13h às 13h45.

Escola Municipal Pedra Lisa, Japeri


Dia 14 de junho, quarta, das 11h às 11h45; e das 13h às 13h45.

CIEP 369 - Duque de Caxias


Dia 15 de junho, quinta, das 11h30 às 12h15; e das 14h às 14h45

Escola Municipal Boa Esperança, Paracambi


Fotos: Andrea Nestrea



A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.


Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.


Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Shell e a NTS - Nova Transportadora do Sudeste como patrocinadores master, Brookfield e Eletrobras Furnas como patrocinadores, Sergio Bermudes Advogados e SulAmérica como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.


SIGA A OSB:

Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira

Youtube – /sinfonicabrasileira

Instagram - @OSBrasileira


MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Érica Avelar

erica.avelar@osb.com.br

(21) 98119-4559

bottom of page