Vídeo será veiculado no dia 4 de junho, nas redes sociais da OSB
Um dos maiores clássicos da música brasileira, “Aquarela do Brasil” acaba de ganhar uma versão muito especial interpretada por músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira e alunos do Programa Vale Música.
Dando continuidade à parceria que une Orquestra Sinfônica Brasileira e Vale Música, cerca de 50 alunos do programa participarão de uma apresentação virtual com músicos da orquestra. Jovens moradores de Corumbá (MS), Serra (ES) e Belém (PA) interpretarão obras brasileiras no concerto que será dividido em três partes, com exibição nos dias 03, 04 e 05 de maio, às 16h, nas redes sociais da OSB. Em função da pandemia da Covid-19, as gravações foram feitas de maneira remota – cada um em sua casa.
A ação faz parte do Programa Vale Música, uma iniciativa do Instituto Cultural Vale, que acredita no poder de transformação por meio da música e cria uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais que a Vale patrocina. Isso acontece por meio de intercâmbios entre estudantes e professores, aulas com músicos das orquestras parceiras e residências artísticas. Na OSB, as ações ocorrem no âmbito do Conexões Musicais – projeto de responsabilidade social da Fundação que nasceu em 2017 e já percorreu cerca de 30 municípios em seis estados do país.
No dia 03/05, os músicos da OSB dividirão o palco virtual com os jovens alunos do Projeto Instituto Moinho Cultural (MS), que integra o Programa Vale Música. Juntos, eles interpretarão um clássico da música brasileira: “O Mundo é um Moinho”, do carioca Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola. Lançada em 1976, a música foi composta para Creuza, filha adotiva do autor, que na época tinha apenas 16 anos. Em tom de conselho, o sambista carinhosamente adverte a jovem sobre as decepções amorosas e os perigos do mundo.
No dia seguinte, 04/05, é a vez dos estudantes do Projeto Vale Música Belém (PA) mostrarem seu talento interpretando “Maria Maria”. A canção de Milton Nascimento e Fernando Brant foi criada originalmente para o primeiro espetáculo do grupo Corpo, em 1976. Posteriormente, foi lançada em 1978 no icônico álbum "Clube da Esquina II" e, em 1980, foi gravada por Elis Regina, intérprete que ajudou a consagrar a música.
Fechando a apresentação virtual, no dia 05/05, os músicos/professores da OSB se juntarão a seus alunos do Projeto Vale Música Serra (ES) na execução do que é considerado o maior sucesso do compositor Ernesto Nazareth, o tango brasileiro “Odeon”. A obra, em homenagem ao cinema homônimo localizado no Centro do Rio de Janeiro, foi publicada em 1909, mesmo ano em que o compositor e pianista carioca começou a tocar regularmente na sala de espera do cinema. Muitos frequentavam o Odeon apenas para ouvir Nazareth tocar.
PROGRAMA:
Dia 3 de maio:
CARTOLA – “O Mundo é um Moinho”
Arranjo de Alexandre Queiroz
(Alunos do projeto Instituto Moinho Cultural Corumbá | MS, que integra o Programa Vale Música)
Dia 4 de maio:
MILTON NASCIMENTO e FERNANDO BRANT – “Maria Maria”
Arranjo de Alexandre Queiroz
(Alunos do projeto Vale Música Belém | PA, que integra o Programa Vale Música)
Dia 5 de maio:
ERNESTO NAZARETH – “Odeon”
Arranjo de Alexandre Queiroz
(Alunos do projeto Vale Música Serra | ES, que integra o Programa Vale Música)
SERVIÇO
OSB e Alunos do Programa Vale Música
Concerto Virtual
Dias 03, 04 e 05 de maio, às 16h
Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira
Youtube – /sinfonicabrasileira
Instagram - @OSBrasileira
Acesso gratuito
.
As gravações podem ser vistas no YouTube da OSB. Assista!
MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Érica Avelar
(21) 98119-4559 / 3596-7941
erica.avelar@gmail.com
Kommentare