top of page
Logotipo-GiroOSB-1.png
extra base linha.png

OSB promoverá atividades educativas, concertos didáticos em escolas e apresentação em Minas Gerais

Pela primeira vez, a OSB irá ao estado levando as ações do projeto Conexões Musicais, que incluem uma apresentação gratuita dia 30 de novembro, no Teatro de Ibirité


Quarteto de Cordas da OSB - Foto de Renato Mangolin


A Orquestra Sinfônica Brasileira está chegando em Minas Gerais. Entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro, um dos maiores grupos sinfônicos do país levará, pela primeira vez, às cidades de Betim, Contagem e Ibirité, atividades do projeto Conexões Musicais, que incluem concertos didáticos para alunos de escolas públicas e projetos sociais, aulas de instrumentos musicais para jovens músicos da região, além de um concerto gratuito do Quarteto de Cordas da OSB no Teatro de Ibirité, dia 30 de novembro, às 19h, com a participação da Orquestra Jovem das Gerais.


O projeto Conexões Musicais existe desde 2017, tendo promovido atividades educacionais e culturais envolvendo cerca de 30 municípios brasileiros. Em Minas Gerais, contará com o patrocínio da NTS - Nova Transportadora do Sudeste.


As atividades educativas começam no dia 27 de novembro, quando os músicos da OSB vão compartilhar conhecimento, se reunindo com a Orquestra Jovem das Gerais em Contagem, para iniciar um ciclo de aulas de instrumentos musicais e prática sinfônica. Já no dia 28, às 10h, acontecerá o primeiro concerto didático, quando os instrumentistas irão até o Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva, em Betim, para realizar uma apresentação na qual também explicam aos estudantes as obras, instrumentos, além de curiosidades do universo sinfônico.


No dia 29 de novembro, às 10h, vai acontecer mais um concerto didático, desta vez na Escola Municipal do Bairro Petrovale, em Betim.


Já no dia 30 de novembro, o público do Teatro de Ibirité terá a oportunidade de assistir ao Quarteto de Cordas da OSB em uma apresentação gratuita, a partir das 19h, ao lado da Orquestra Jovem das Gerais. Esta será a primeira vez que os grupos se apresentarão juntos. A abertura ficará por conta do Coro da Melhor Idade Coração Renovado.


“Será uma apresentação emocionante e dedicada ao público mineiro. É um prazer e uma alegria para nós, levar o programa Conexões Musicais da OSB pela primeira vez ao Estado de Minas Gerais. O ensino e o contato com a música, principalmente na infância, é de suma importância, pois atua diretamente no desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social, além disso, essas interações são essenciais para aprofundarmos o entrosamento, estimular trocas e intercâmbios de conhecimentos”, afirma Elber Ramos, Coordenador Educacional e Operacional da Orquestra Sinfônica Brasileira.


O quarteto de cordas da OSB é formado por Michael Machado (violino), Ramon Feitosa (violino), Deborah Cheyne (viola) e Fernando Bru (violoncelo).


A partir de 1 de dezembro, a programação de concertos didáticos continua em Betim por mais quatro datas: dia 1, às 13h30, na Escola Municipal Valério Ferreira Palhares; e às 16h, na Escola Municipal Aristides José da Silva. Já no dia 2, às 10h, acontecerá mais um concerto didático na sede do projeto SASFRA – Serviço Assistencial Salão do Encontro; e às 15h, no NAEPT - Lar de Idosos, encerrando a programação.


A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.


Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.


Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Shell e a NTS - Nova Transportadora do Sudeste como patrocinadores master, Brookfield e Eletrobras Furnas como patrocinadores, Sergio Bermudes Advogados e SulAmérica como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.


SIGA A OSB:

Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira

Youtube – /sinfonicabrasileira

Instagram - @OSBrasileira


CONCERTOS DIDÁTICOS - CRONOGRAMA:

28/11 - 10h - Centro de Referência e Apoio a Educação Inclusiva (CRAEI), Betim

29/11 - 10h - Escola Municipal do Bairro Petrovale, Betim

1/12 - 13h30 - Escola Municipal Valério Ferreira Palhares, Betim

1/12 - 16h - Escola Municipal Aristides José da Silva, Betim

2/12 - 10h - SASFRA – Serviço Assistencial Salão do Encontro, Betim

2/12 - 15h - NAEPT - Lar de Idosos, Betim


SERVIÇO - APRESENTAÇÃO:

Quarteto de Cordas da OSB + Orquestra Jovem das Gerais

Abertura: Coro da Melhor Idade Coração Renovado

Data: 30 de novembro de 2023

Horário: 19h

Local: Teatro de Ibirité - R. Silveira, 47 - São Geraldo, Ibirité - MG.

Grátis. Livre.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Érica Avelar

erica.avelar@osb.com.br

(21) 98119-4559


Mario Camelo

+55 (21) 99992-3644

mariocamelo@gmail.com


bottom of page