top of page
Logotipo-GiroOSB-1.png
extra base linha.png

OSB promoverá atividades educativas, concertos didáticos, oficinas e apresentação em Aracaju

A partir de 4 de dezembro, a OSB realizará atividades didáticas inéditas na região, incluindo dois concertos gratuitos: dia 7/12, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju; e dia 8/12 na Escola João Cruz, em Barra dos Coqueiros


Democratizar o acesso à música de concerto sempre foi um dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira. Por isso, entre os dias 4 e 8 de dezembro, a OSB vai promover, pela primeira vez, atividades educativas em Aracaju e em Barra dos Coqueiros, que incluem capacitação para músicos locais, oficinas de instrumentos recicláveis para estudantes, concertos didáticos em escolas públicas e duas apresentações gratuitas: dia 7/12, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju; e dia 8/12 na Escola João Cruz, em Barra dos Coqueiros.


No repertório das apresentações, trechos de obras clássicas de compositores como Mozart, Bach e Chiquinha Gonzaga, e também obras natalinas, como “Noite Feliz” e “Boas Festas”.


As atividades começam no dia 4 com a Oficina Maracabalde, atividade que ensinará estudantes a construírem seus próprios instrumentos de percussão do maracatu com materiais recicláveis, promovendo musicalização e ainda consciência ambiental. As oficinas acontecerão em diversas escolas públicas, quase todas em Barra dos Coqueiros. A primeira é a Escola Municipal Prefeito José Mota Macedo, dia 4, às 9h30, no Povoado Capoã. No dia 4, às 14h, é a vez da Escola Deoclides José Pereira, no Povoado Jatobá.


No dia 5/12, às 9h30, o concerto didático será na Escola Prof. Maria Lígia Santos Moura; e dia 5/12, às 14h, na Escola Marili de Moura Lima. Já no dia 6/12, às 9h30, tem concerto na Escola Municipal Mário Trindade Cruz, em Pirambu; e dia 6/12, às 14h30, na Escola João Cruz.


A OSB também vai promover dois concertos didáticos na Escola João Cruz, em Barra dos Coqueiros, dia 5/12, terça, em dois horários: às 10h e às 13h30. Nos concertos, um Quarteto de Cordas - formado por Gabriela Queiroz (1º violino), Michael Machado (2º violino), Tiago Vieira (viola) e Emília Valova (violoncelo) - vai tocar algumas obras e ainda falar sobre as composições e os instrumentos, criando uma atividade lúdica e didática para os estudantes.


Além de tocar com a Orquestra, os jovens músicos da Orquestra Jovem do Sergipe também terão a oportunidade única de ter aulas e aprimorar elementos e práticas do universo sinfônico com alguns dos mais importantes músicos do país, integrantes da OSB, ao longo dos dias.


Para concluir em grande estilo as atividades, o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentará ao lado da Orquestra Jovem de Sergipe em dois dias: 7 de dezembro, quinta, às 19h30, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju; e no dia 8 de dezembro, sexta, às 19h, na Escola João Cruz, em Barra dos Coqueiros. Os dois concertos são gratuitos.


Todas as atividades compõem o programa de educação musical da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, o Conexões Musicais, que utiliza a música e a educação como meios de transformação social. As ações em Aracaju e Barra dos Coqueiros contam com o patrocínio da Eneva. O Conexões Musicais existe desde 2017, tendo promovido atividades educacionais e culturais envolvendo cerca de 30 municípios brasileiros.


“É um prazer e uma alegria para nós levar o projeto Conexões Musicais da OSB pela primeira vez a Sergipe. O ensino e o contato com a música, principalmente na infância e na juventude, é de suma importância, pois atua diretamente no desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social, além disso, essas interações são essenciais para aprofundarmos o entrosamento, estimular trocas e intercâmbios de conhecimentos”, afirma Elber Ramos, Coordenador Educacional e Operacional da Orquestra Sinfônica Brasileira.


PROGRAMA: Quarteto de Cordas OSB:

WOLFGANG AMADEUS MOZART – Pequena Serenata Noturna JOHANN SEBASTIAN BACH – Suíte nº 3

Aria

Gavotte I e II

HENRIQUE ALVES DE MESQUITA – Quebra quebra, minha gente (Arranjos de Paulo Aragão) CHIQUINHA GONZAGA – Saudades (Arranjos de Paulo Aragão)

I. Brincadeira

JOÃO DO VALE E JOSÉ CÂNDIDO – Carcará

Orquestra Jovem do Sergipe:

Arranjos de Erik Sarmento JOHANN SEBASTIAN BACH Jesus Alegria dos Homens ARCANGELO CORELLI – Concerto Grosso, op. 6, n. 8 JOHANN SEBASTIAN BACH – Ária da Suíte n. 3 JOHN FRANCIS WADE – Adeste Fideles AUTOR DESCONHECIDO – Gloria in Excelsis Deo EDSON BORGES – O Natal Existe ASSIS VALENTE – Boas Festas FRANZ GRUBER/JOSEPH MOHR – Noite Feliz


A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.


Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.


Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Shell e a NTS - Nova Transportadora do Sudeste como patrocinadores master, Brookfield e Eletrobras Furnas como patrocinadores, Sergio Bermudes Advogados e SulAmérica como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.


A ORQUESTRA JOVEM DE SERGIPE

A Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto social realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o patrocínio da empresa Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério Da Cultura, com recurso de fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente através do apoio cultural do Banese e do Banese Card, e com o apoio do Instituto Marcelo Déda e da Prefeitura Municipal de Aracaju. O projeto tem como principal objetivo proporcionar a 260 crianças e adolescentes, de 07 a 18 anos, dos bairros Santa Maria e 17 de Março, a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto coral e musicalização, promovendo um encontro com a música clássica e abrindo portas para a profissionalização, com aulas individuais e em grupo, além de ensaios. A OJSE completará 10 anos em março de 2024, e tem no currículo apresentações com artistas renomados, como: Vanessa da Mata, Erasmo Carlos, Toquinho, João Ventura, Saulinho Ferreira e Orquestra Sinfônica de Sergipe. Além disso, a Orquestra já se apresentou em diferentes lugares na capital e no interior do Estado.


SIGA A OSB:

Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira

Youtube – /sinfonicabrasileira

Instagram - @OSBrasileira


SERVIÇO:

Oficinas Maracabalde:

Dia 4/12, às 9h30 - Escola José Mota Macedo Dia 4/12, às 14h - Escola Deoclides José Pereira

Dia 5/12, às 9h30 - Escola Prof. Maria Lígia Santos Moura

Dia 5/12, às 14h - Escola Marili de Moura Lima

Dia 6/12, às 9h30 - Escola Municipal Mário Trindade Cruz (Pirambu)

Dia 6/12, às 14h30, Escola João Cruz


Concertos didáticos:

Dia 5/12, às 10h e às 13h30 - Escola João Cruz


Concerto - Aracaju

Quarteto de Cordas da OSB + Orquestra Jovem de Sergipe

Data: 7 de dezembro, quinta

Horário: 19h30

Local: Teatro Tobias Barreto - Av. Pres. Tancredo Neves, 2209 - Inácio Barbosa, Aracaju

Grátis.


Concerto - Barra dos Coqueiros

Quarteto de Cordas da OSB + Orquestra Jovem de Sergipe

Data: 8 de dezembro, sexta

Horário: 19h

Local: EMEF João Cruz - Av. Moisés Gomes Pereira, 260, Barra dos Coqueiros

Grátis.


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Érica Avelar

erica.avelar@osb.com.br

(21) 98119-4559


Mario Camelo

+55 (21) 99992-3644

mariocamelo@gmail.com

bottom of page