Série de encontros virtuais reunirá representantes de projetos sociais parceiros da OSB, em conversas sobre música e inclusão
Criado em 2017, o Conexões Musicais é o projeto de responsabilidade social da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, em que músicos do grupo percorrem o país promovendo a democratização do acesso à música de concerto por meio de atividades educacionais e culturais. E para debater sobre o impacto positivo que iniciativas como esta tem na vida dos jovens, a OSB realiza, de 10 a 14 de maio, o “Conexões Musicais – Encontros”. A série de conversas virtuais será transmitida pelas redes sociais da orquestra e reunirá representantes de projetos sociais parceiros. Todos os encontros serão mediados pelo Coordenador Artístico e Pedagógico da OSB, Nikolay Sapoundjiev, e acontecerão às 19h.
“Objetivamos, com esses encontros, abrir um espaço de trocas de conhecimentos e experiências entre os polos educacionais com os quais estabelecemos parceria há alguns anos e os novos polos com os quais demos início às ações este ano. Abrir esse espaço de sinergia nos permitirá conhecer as diferentes realidades, as potências e os desafios particulares de cada iniciativa, colaborando para o aperfeiçoamento de nossos intercâmbios e trazendo o protagonismo que eles merecem” – explica Nikolay.
Abrindo o ciclo, no dia 10 de maio, a OSB receberá representantes do Programa Vale Música. Júlia Sodré, coordenadora do Projeto Vale Música Serra, Márcia Rolon, fundadora e Diretora Executiva do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, professora Marília Caputo, Coordenadora Técnica da Fundação Amazônica de Música, e o maestro Renan Cardoso, regente da Orquestra Jovem Vale Música, são os convidados para o debate.
No dia seguinte, 11 de maio, é a vez de reunir projetos localizados no estado do Rio de Janeiro: Adriano Araújo de Souza, fundador da Orquestra Jovem das Comunidades (Itaguaí) e Esequiel Cruz da Silva, Presidente da Associação Brasileira de Músicos Veteranos das Forças Armadas e Auxiliares (Duque de Caxias).
O dia 12 de maio também será marcado pela participação de projetos fluminenses. Alex Tavares, representante da Fanfaduque (Duque de Caxias), Israel Nogueira, professor da Orquestra Popular Ariano Suassuna, e Jefferson Lessa, coordenador pedagógico da Escola de Música Villa Lobos (Polo Paracambi), estarão presentes falando sobre seus respectivos projetos e impacto em seus territórios.
No quarto dia do ciclo, 13 de maio, o “Conexões Musicais – Encontros” receberá os representantes do Instituto Pastor Augustinho Valério de Souza (RJ), Pr. Carlos Augusto e Mirian Arruda, e dos Centros Populares de Cultura (Betim – MG), Cleidiano Machado e Hugo Guedes.
Fechando o evento virtual, dia 14 de maio, Nikolay Spoundjiev conversará com Ciça Melo, do Instituto Apontar, e Carolina Castro e Vitor Damiani, representando a Agência do Bem. Ambos os projetos são sediados na cidade do Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Conexões Musicais – Encontros
De 10 a 14 de maio de 2021, às 19h
Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira
Youtube – /sinfonicabrasileira
Acesso gratuito
Os encontros estão disponíveis em nosso canal no YouTube. Assista aqui.
MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Érica Avelar
(21) 98119-4559 / 3596-7941
erica.avelar@gmail.com
Comentarios