© Copyright 2018 Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira.

Site desenvolvido por

BARRA MANSA- RJ

Fotografias: Cicero Rodrigues

concerto BARRA MANSA

8 de novembro de 2018, às 19h, no Parque da Cidade.

O programa Link Up – A Orquestra em Movimento, do Weill Music Institute do Carnegie Hall, explora a variedade da música orquestral, preparando os alunos participantes para um concerto interativo final, através de atividades de escuta, trabalhos contínuos de improvisação, composição e ensaios do repertório escolhido. Conectando a sala de aula à sala de concerto, o programa oferece materiais completos para alunos e professores.

O Link Up nos Estados Unidos e nos países internacionais já atingiu entre 2017 e 2018, mais de 450.000 alunos e professores e possui parceria com 110 orquestras.

A OSB, é a primeira orquestra latino americana a implementar esse projeto e iniciou as ações em março de 2015, com a tradução de material didático sobre a música de orquestra.

Em 2018, as Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresentaram juntas, sob a regência do Maestro Lee Mills, dia 08 de novembro, em Barra Mansa com a presença de 1.500 alunos da rede pública de ensino de Barra Mansa, beneficiados pelo projeto Música nas Escolas, que tocaram, cantaram e dançaram junto com a Orquestra.

O processo de preparação começou em maio de 2018, no Carnegie Hall, em Nova York, com a presença do maestro Lee Mills e a educadora de Barra Mansa, Renata Machado, em uma conferência do Link Up, que culminou num concerto com 2.000 alunos de escolas de Nova York.

Em julho de 2018, o maestro Lee Mills e a educadora Renata Machado, se juntaram aos professores de música das escolas públicas de Barra Mansa, para um treinamento visando o concerto final, realizado em novembro.

A apresentação contou com a participação especial de bailarinas do Projeto Dança & Magia e do cantor Ciro D'Araujo, gentilmente cedido pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

O ator Marcelo Bravo foi o mestre de cerimônia da noite.

THOMAS CABANISS – Vem Tocar
J. OFFENBACH – Can Can
J. S. STRAUSS – Danúbio Azul
FELIX MENDELSSOHN – Noturno de “Sonho de uma noite de Verão” (Arranjo Thomas Cabaniss) 
WOLFGANG AMADEUS MOZART – Abertura de “As Bodas de Fígaro”
GEORGE BIZET – Toureador de “Carmen”
LUDWIG VAN BEETHOVEN – Sinfonia nº 5,op. 67 em Dó Menor | Allegro com brio
HEITOR VILLA-LOBOS – O Trenzinho do Caipira das “Bachianas Brasileiras nº 2”
ANDRÉ FILHO – Cidade Maravilhosa (arranjo Thomas Cabaniss)

ensaio

8 de novembro de 2018, às 14h30, no Parque da Cidade.

Foi realizado um ensaio da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica Brasileira, na Sala de Ensaios do projeto Música nas Escolas, no Parque da Cidade.

processo do link up

PALESTRA LEE MILLS