top of page
Logotipo-GiroOSB-1.png
extra base linha.png

“A Música Clássica tá on”, da OSB, aproxima jovens da música de concerto

Alunos do Instituto Apontar participam de oficinas ministradas por músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira


As emblemáticas trilhas sonoras de desenhos animados e grandes sucessos do cinema são exemplos de que a música orquestral está mais presente no cotidiano das pessoas do que se imagina. E com o objetivo de aproximar o público jovem da música de concerto, derrubando mitos e alterando percepções sobre o gênero, a Orquestra Sinfônica Brasileira criou o projeto “A Música Clássica tá on”.


Em cinco encontros virtuais com jovens alunos do Instituto Apontar, os músicos da OSB mostram, de maneira descontraída, curiosidades sobre músicas, instrumentos e demais elementos do universo sinfônico. O primeiro deles será no dia 20 de maio, às 17h, e cerca de 60 alunos serão envolvidos na atividade, que acontece até o fim de 2021, e conta com o patrocínio da Brookfield, uma das maiores gestoras de ativos alternativos do mundo, com mais de 120 anos de atuação no Brasil.

Recém registrada como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Brasileira é pioneira em projetos que disseminam a música clássica, como os famosos Concertos da Juventude e Projeto Aquarius. Agora, com o “A Música Clássica tá on”, o público jovem está no foco das ações.

“Observamos que crianças e jovens, em geral, não têm oportunidade de entrar em contato com a música de concerto, ou porque consideram uma linguagem artística distante ou por dificuldades socioeconômicas de acesso aos equipamentos culturais que recebem os concertos sinfônicos”, explica o Diretor Executivo da Fundação OSB, Gregório Tavares. “Visamos, com essa ação, colaborar no combate à evasão de alunos do Instituto Apontar e aproximar as crianças e jovens do ambiente da música de concerto brasileira”, completa.

O Instituto Apontar atende crianças com superdotação de famílias de baixa renda. Para Ciça Melo, Diretora da instituição, o projeto é de extrema importância para esses alunos. “Entendemos que a oficina ‘A Música Clássica Tá On’ acrescentará muito na formação cultural que oferecemos. Apresentar a música clássica a crianças de famílias de baixa renda é ampliar o seu olhar para a cultura e gerar novas oportunidades", diz.

A presença da música clássica no cinema, com análises a partir das trilhas sonoras de filmes como Harry Potter, Jurassic Park, entre outros, é o tema do primeiro encontro. Nas reuniões seguintes, músicos representantes de cada família de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão) irão falar sobre suas particularidades, mesclando explicações ao vivo com material exclusivo pré-gravado. Os alunos ainda poderão fazer perguntas e participar da vivência de maneira interativa.

A iniciativa faz parte do “Conexões Musicais”, projeto de democratização do acesso à música de concerto em realização pela OSB desde 2017 e que já realizou atividades educacionais e culturais envolvendo cerca de 30 municípios brasileiros.

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA


Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Em abril de 2021, a Orquestra Sinfônica Brasileira foi registrada como patrimônio cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.


Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS - Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master e a Brookfield como patrocinadora, além de um conjunto de copatrocinadores e apoiadores culturais e institucionais.



SOBRE O INSTITUTO APONTAR


O Instituto Apontar atua com crianças e adolescentes com superdotação. A instituição investe em assistência social e educação para desenvolver potenciais e transformar realidades. O objetivo é ampliar as oportunidades de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda a partir de: formação acadêmica, cultural e ética.



SOBRE A BROOKFIELD

A Brookfield Asset Management detém um portfólio de mais de R$ 120 bilhões em investimentos alternativos no Brasil, figurando como um dos maiores investidores de longo prazo do país. Com atuação focada nos setores de Infraestrutura, Private Equity, Energia Renovável, Investimentos Imobiliários e Recursos Sustentáveis, a Brookfield tem presença significativa em regiões e setores estratégicos, com operações em 20 estados e mais de 20 mil funcionários nas empresas de seu portfólio. No mundo, a empresa possui US$ 600 bilhões de ativos sob gestão.



SERVIÇO


Orquestra Sinfônica Brasileira

Lançamento do projeto “A Música Clássica tá on” com alunos do Instituto Apontar

Dia 20 de maio de 2021, às 17h

O projeto segue com encontros semanais ao longo do segundo semestre de 2021



MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA


Érica Avelar

(21) 98119-4559 / 3596-7941

erica.avelar@gmail.com

bottom of page