top of page
Logotipo-GiroOSB-1.png
extra base linha.png

Alunos do Instituto GPA fazem intercâmbio com a OSB em junho

Ação culminará com uma apresentação virtual reunindo alunos e músicos da OSB


De 21 a 30 de junho a Orquestra Sinfônica Brasileira estará de volta ao Instituto GPA, com o Conexões Musicais - projeto de responsabilidade social da Fundação OSB. Desta vez, as ações acontecerão on-line e seguirão com seu propósito de oferecer aprimoramento técnico e aperfeiçoamento de performance aos alunos de música de Osasco e Santos. As atividades incluem aulas práticas e teóricas e a gravação de uma performance, que será exibida nas redes sociais da orquestra ao fim do ciclo. Ao todo, estão envolvidos 300 alunos do Instituto GPA e 23 professores/músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira.


O ciclo de 2021 dá continuidade ao trabalho que vem sendo realizado anualmente com os jovens do Instituto GPA desde 2018. Para o Coordenador Artístico e Pedagógico da OSB, Nikolay Sapoundjiev, o avanço no nível dos alunos vem sendo sentido a cada etapa. “A cada encontro com os jovens somos surpreendidos positivamente. Estão sempre mais maduros e preparados. Estamos ansiosos para retomar o contato com os que já conhecemos e conhecer os novos alunos”, diz.


As atividades serão abertas na segunda-feira, dia 21, com os músicos da OSB apresentando quatro aulas magnas simultâneas para todos os alunos de cada instrumento (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Os professores falarão sobre a história do instrumento, principais intérpretes e obras, entre outros assuntos.

Na segunda etapa, os jovens serão divididos em dois grupos. Turmas de até quatro jovens integrantes da Orquestra do Instituto GPA participarão de encontros on-line com músicos da OSB, tocarão para os professores e receberão feedbacks individualizados. Já os alunos iniciantes terão aulas on-line em turmas maiores, de até 16 alunos, sobre assuntos diversos: Estilos musicais (Barroco, Pré-Clássico, Clássico e Romantismo); Notação e expressões musicais (como acontecem em cada estilo); Técnicas de arco (articulação); Dinâmica (como interpretar em cada estilo); Técnicas de mão esquerda (mudança de posição, vibrato); Postura e Especificidades das práticas em grupo em diferentes formações instrumentais.

Ao final do ciclo de atividades, os alunos do Instituto GPA gravarão uma performance virtual com os professores da OSB. Eles interpretação “Cinco Miniaturas Brasileiras”, de Edmundo Villani-Cortes, e o vídeo será exibido nas redes sociais da Orquestra Sinfônica Brasileira, no segundo semestre deste ano. Na ocasião do lançamento, o compositor participará de uma live para responder perguntas e conversar com os alunos.


Criado em 2017, o Conexões Musicais– projeto de responsabilidade social da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira – já percorreu cerca de 30 municípios em seis estados do país. O objetivo é criar uma rede de interação em cidades do interior, promovendo o acesso à cultura e à informação.


A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA


Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Em abril de 2021, a Orquestra Sinfônica Brasileira foi registrada como patrimônio cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.


Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS - Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master e a Brookfield como patrocinadora, além de um conjunto de copatrocinadores e apoiadores culturais e institucionais.


Sobre o INSTITUTO GPA


O Instituto GPA é responsável pela atuação social do GPA e busca a ampliação de oportunidades de desenvolvimento para que as pessoas possam trabalhar por vocação e no fomento de ações de mobilização social, que visem ao despertar da empatia, da consciência e da transformação social.



SERVIÇO


Orquestra Sinfônica Brasileira leva projeto Conexões Musicais a alunos do Instituto GPA – Atividades on-line

De 21 a 30 de junho de 2021



MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA


Érica Avelar

(21) 98119-4559 / 3596-7941

erica.avelar@gmail.com

bottom of page