top of page
Logotipo-GiroOSB-1.png
extra base linha.png

OSB faz palestra online para estudantes de música de Betim

Encontros acontecerão de 26 a 31 de agosto, via aplicativo Zoom. As inscrições são gratuitas


De 26 a 31 de agosto, a Orquestra Sinfônica Brasileira convida os moradores da cidade de Betim (MG) a mergulhar no universo de uma orquestra sinfônica. Instrumentistas do grupo ministrarão palestras on-line sobre diversos temas relacionados à música de concerto para estudantes dos Centros Populares de Cultura e para a população do município em geral. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do e-mail secultbetim.cadastro@gmail.com. Mais informações através do telefone (32) 3594-4382. A ação acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim e conta com o patrocínio da NTS – Nova Transportadora do Sudeste.

Serão quinze encontros em que os inscritos terão a oportunidade de conhecer mais sobre os instrumentos, o repertório e diversos outros assuntos referentes à música clássica. No primeiro dia, 26/08, alunos dos CPC’s serão apresentados aos instrumentos de Cordas, Madeiras e Metais, pelos músicos André Cunha (violinista), Jorge Postel (oboísta) e Eduardo Machado (trombonista), respectivamente. Já a população em geral poderá participar da palestra “Conhecendo a Orquestra Sinfônica”, com o violinista e Coordenador Artístico e Pedagógico da OSB, Nikolay Sapoundjiev.

No dia seguinte, 27/08, os encontros são exclusivos para os alunos dos Centros Populares de Cultura. “Conhecendo os instrumentos de Percussão”, com o timpanista da OSB, Rodrigo Foti; “Conhecendo o Estilo Barroco”, com o fagotista Felipe Destéfano; “Conhecendo o Estilo Clássico”, com o violinista Michel Bessler; e “Conhecendo o Estilo Romântico”, com o também violinista Ubiratã Rodrigues, serão os temas.

No terceiro dia de encontros virtuais, 30/08, Jorge Postel volta a falar sobre os instrumentos de Madeira e Nikolay Sapoundjiev fala sobre Música Moderna e Contemporânea para os estudantes. Moradores de Betim em geral assistirão à palestra “A Música Sinfônica no Cinema”, com o trombonista Élber Ramos.

Fechando o ciclo de encontros com os alunos dos CPC’s, no dia 31/08 serão repetidos os mesmos temas do primeiro dia, com novas abordagens. A palestra aberta ao público será “A Música de Concerto no Brasil”, com o violinista Clóvis Pereira Filho.

A ação faz parte do Conexões Musicais, projeto de responsabilidade social da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira que já percorreu cerca de 30 municípios em seis estados do país. O objetivo do programa é criar uma rede de interação em cidades do interior, promovendo o acesso à cultura e à informação por meio de atividades educacionais.

Em parceria com a NTS - Nova Transportadora do Sudeste, o Conexões Musicais visa a construção de legados nos territórios parceiros. A experiência, no entanto, é uma via de mão dupla: “Nossos músicos compartilham seus conhecimentos musicais ao mesmo tempo que aprendem com essas crianças e jovens, sobre inventividade, resiliência e sobre resistência cultural”, afirma o Diretor Executivo da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Gregório Tavares.

Além do ciclo de palestras, o Conexões Musicais estará de volta à Betim para outra ação ainda em 2021: Nos meses de setembro e outubro, os integrantes da Orquestra Sinfônica de Betim receberão aulas individuais on-line com os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira.


SERVIÇO


Palestras on-line com músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira

De 26 a 31 de agosto de 2021

Inscrições e informações: secultbetim.cadastro@gmail.com | (32) 3594-4382

Grátis

Acesso via plataforma Zoom (o endereço será enviado aos inscritos)



MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA


Érica Avelar

(21) 98119-4559 / 3596-7941

erica.avelar@gmail.com

bottom of page