Alguns dos maiores instrumentistas do país se reúnem com os alunos do programa em encontros didáticos em Serra, no Espírito Santo.
Jovens músicos do Projeto Vale Música Espírito Santo, na cidade de Serra, terão novas oportunidades de estudar com os instrumentistas da Orquestra Sinfônica Brasileira. Entre os dias 8 e 12 de julho, os jovens talentos capixabas receberão os músicos da OSB, uma das mais tradicionais orquestras do país, em uma residência pedagógica com o objetivo de aprimorar técnica instrumental, prática de concerto, interpretação de estilos, entre outras atividades.
No Espírito Santo, os músicos da OSB darão aulas de violino, viola, flauta, clarinete, trompete, trombone e percussão para jovens atendidos pelo Projeto Vale Música, promovendo um intercâmbio com os instrumentistas profissionais de uma das maiores orquestras do Brasil.
A Orquestra Sinfônica Brasileira também oferece a grupos de estudantes do Programa Vale Música a realização de uma residência artística na sede da OSB, no Rio de Janeiro, que inclui aulas, ensaios e até apresentações junto à orquestra. Em março, um primeiro grupo realizou a residência, que se encerrou com a participação de alguns deles no concerto do dia 13, na Cidade das Artes. Em dezembro, um novo grupo de jovens do projeto viajará ao Rio de Janeiro para participar dessas atividades.
Durante todo o segundo semestre de 2024, haverá ainda o Residência Vale Música, um programa de residência artística de longa duração em que um aluno de cada polo parceiro do Programa Vale Música é selecionado para conviver, ter aulas, realizar recitais, participar dos ensaios e se apresentar junto com a OSB nos concertos da temporada. Representando o polo capixaba, o trompetista Lucas Damasceno, do Vale Música Serra, foi o jovem selecionado para viver esta experiência única em sua promissora carreira na música.
Para celebrar o desenvolvimento das ações de educação musical entre os polos do Programa Vale Música e a Orquestra Sinfônica Brasileira, haverá ainda o Concerto de Integração Vale Música 2024, que integra a OSB aos jovens talentos dos polos Vale Música Serra (ES), Belém (PA) e Corumbá (MS) no mesmo palco, em uma apresentação gratuita e ao ar livre, em setembro, no Rio de Janeiro.
As atividades são parte do Conexões Musicais - programa de educação musical da Orquestra Sinfônica Brasileira, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale.
SERVIÇO:
Aulas de Violino, Viola, Flauta, Clarinete, Trompete, Trombone e Percussão com Músicos da OSB
Dia 8 de julho (segunda-feira), das 13h30 às 16h30
Dias 9, 10 e 11 de julho (terça, quarta e quinta-feira) das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Dia 12 de julho (sexta-feira) das 9h às 12h e das 13h30 às 16h
Local: Estação Conhecimento de Serra (Av. Meridional, S/N, Cidade Continental – Setor Europa, Serra, ES)
SOBRE O CONEXÕES MUSICAIS
Democratizar o acesso à música de concerto sempre foi um dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira. O Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da instituição, foi criado em 2017 e, ao lado de outras iniciativas consagradas da OSB, como os Concertos para a Juventude e o Projeto Aquarius, tem a missão de disseminar a educação musical Brasil afora.
O Conexões Musicais já percorreu mais de 30 municípios em dez estados do país, promovendo o acesso à cultura e à informação por meio da educação musical. Este ano, a iniciativa também está ampliando as suas atividades de ensino de música orquestral em polos parceiros, além de promover ações como concertos didáticos e aulas de canto coral em escolas públicas.
A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, Shell, NTS - Nova Transportadora do Sudeste, Itaú - Redecard, Volvo, Brookfield, Sergio Bermudes Advogados e CYMI como patrocinadores, Bradesco como patrocinador de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA
O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados - Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul - e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org
Saiba mais em www.osb.com.br | www.conexoesmusicais.com.br
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Érica Avelar
(21) 98119-4559
コメント