Instrumentistas da OSB darão aulas de violino, viola e violoncelo e farão um concerto gratuito na cidade com a Filarmônica de Itu
Entre os dias 9 e 14 de setembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira vai até a cidade de Itu, em São Paulo, para realizar uma série de atividades didáticas com projetos de música locais. Um grupo de cordas da OSB dará aulas de instrumentos, realizará concertos didáticos em escolas públicas da região e, para celebrar o encerramento das atividades, subirá ao palco com a Orquestra Filarmônica de Itu em um concerto especial e gratuito no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho, no sábado, dia 14 de setembro. As atividades da OSB em Itu fazem parte do Conexões Musicais, o programa de educação musical da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, e contam com o patrocínio da Volvo.
Os violinistas Micael Machado e Mateus Vieira, o violista Washington Couto e o violoncelista Miguel Braga, da Orquestra Sinfônica Brasileira, vão visitar as crianças da Escola Municipal de Iniciação Artística Manolo Santoro no dia 9 de setembro, às 16h, para realizar um concerto didático - uma apresentação musical comentada e lúdica. A escola também receberá uma oficina de construção de instrumentos recicláveis na quarta-feira, dia 11 de setembro, às 14h30, para aprender que é possível confeccionar versões ecológicas e baratas de instrumentos musicais. No dia 10 de setembro é a vez dos alunos da Escola Estadual Prof. José Leite Pinheiro Júnior receberem dois concertos didáticos da OSB, às 10h30 e 16h.
Micael Machado e Mateus Vieira (violinos), Washington Couto (viola) e Miguel Braga (violoncelo), músicos da OSB se apresentarão em Itu. Foto: Renato Mangolin.
Nos dias 11 e 12 de setembro, a família das cordas da OSB também se encontrará com os alunos da escola de música da ASSATEMEC (Associação Amigos do Teatro e Escola de Música Eleazar de Carvalho), um projeto social que oferece formação musical gratuita aos jovens ituanos, para ministrar aulas de violino, viola e violoncelo.
A Orquestra Filarmônica de Itu, conjunto orquestral da ASSATEMEC, vai ensaiar com o grupo de cordas da OSB nos dias 12 e 13 de setembro para preparar a apresentação que encerra as atividades da Orquestra Sinfônica Brasileira no interior de São Paulo. As orquestras compartilharão o palco em um grande concerto a ser realizado no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho, em Itu. O espetáculo é gratuito e acontecerá no sábado, dia 14 de setembro, às 19h.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DA OSB EM ITU:
Concerto Didático da Orquestra Sinfônica Brasileira em Itu
Dia: 9 de setembro (segunda-feira)
Horário: 16h
Local: EMIA - Escola Municipal de Iniciação Artística Manolo Santoro (Praça Padre Miguel - Centro, Itu - SP)
Concertos Didáticos da Orquestra Sinfônica Brasileira em Itu
Dia: 10 de setembro (terça-feira)
Horário: 10h30 e 16h
Local: Escola Estadual Prof. José Leite Pinheiro Júnior (Praça Guanabara - Brasil, Itu - SP)
Aulas com Músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira em Itu
Dias: 11 e 12 de setembro (quarta e quinta-feira)
Horário: das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h na quarta, das 9h30 às 12h30 na quinta.
Local: ASSATEMEC (R. Cuiabá, 61 - Brasil, Itu - SP)
Oficina de Construção de Instrumentos Recicláveis
Dia: 11 de setembro (quarta-feira)
Horário: 14h30 às 15h30
Local: EMIA - Escola Municipal de Iniciação Artística Manolo Santoro (Praça Padre Miguel - Centro, Itu - SP)
SERVIÇO DO CONCERTO ABERTO AO PÚBLICO:
Concerto de integração Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Filarmônica de Itu
Dia: 14 de setembro (sábado)
Horário: 19h
Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (R. Cuiabá, 61 - Brasil, Itu - SP)
Entrada: Gratuita
SOBRE O CONEXÕES MUSICAIS:
Democratizar o acesso à música de concerto sempre foi um dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira. O Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da instituição, foi criado em 2017 e, ao lado de outras iniciativas consagradas da OSB, como os Concertos para a Juventude e o Projeto Aquarius, tem a missão de disseminar a educação musical Brasil afora.
O Conexões Musicais já percorreu mais de 30 municípios em dez estados do país, promovendo o acesso à cultura e à informação por meio da educação musical. Este ano, a iniciativa também está ampliando as suas atividades de ensino de música orquestral em polos parceiros, além de promover ações como concertos didáticos e aulas de canto coral em escolas públicas.
A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, Shell, NTS - Nova Transportadora do Sudeste, Itaú - Redecard, Volvo, Brookfield, Sergio Bermudes Advogados e CYMI como patrocinadores, Bradesco como patrocinador de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.
Saiba mais em www.osb.com.br | www.conexoesmusicais.com.br
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Érica Avelar
(21) 98119-4559
Comments