top of page
Logotipo-GiroOSB-1.png
extra base linha.png

Orquestra Sinfônica Brasileira promoverá circuito de Concertos Didáticos em escolas públicas da Baixada Fluminense

Em maio e junho, Quinteto de Metais da OSB se apresenta em escolas de Japeri, Paracambi, Nova Iguaçu, Queimados e Duque de Caxias


crianças assistem a concerto didático da orquestra sinfônica brasileira

Democratizar o acesso à música de concerto e formar novas audiências são alguns dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira desde a sua fundação. Por isso, de 2 a 6 de maio e de 3 a 6 de junho, a OSB vai promover, pelo terceiro ano consecutivo, um circuito de concertos didáticos em escolas públicas da Baixada Fluminense. Um quinteto de metais se apresentará em sete escolas da região, nos municípios de Paracambi, Queimados, Japeri, Caxias e Nova Iguaçu, totalizando 14 concertos. 


Antes dos concertos, corais formados por alunos de 8 a 12 anos das próprias escolas vão fazer uma apresentação de abertura. O ensino de canto coral vem sendo aplicado nos estudantes nos últimos três anos, também numa iniciativa da OSB, para promover a musicalização nas escolas. 


Todas as ações fazem parte do Conexões Musicais, programa de educação musical e responsabilidade social da Fundação OSB que desenvolve projetos de transformação social através da cultura em vários territórios pelo Brasil. 


Em maio, a E.M Boa Esperança (Paracambi), o CIEP 355 - Roquette Pinto (Queimados), e a E.M Frei Maurício Viann (Japeri), receberão os concertos. Já em junho, é a vez do CIEP 369 - Jornalista Sandro Moreyra (Caxias), da E.M Solano Trindade (Caxias), da E.M Pedra Lisa (Japeri) e da E.M Prof. Irene da Silva Oliveira (Nova Iguaçu).


“É um orgulho levarmos pelo terceiro ano consecutivo as atividades do Conexões Musicais da OSB para as escolas da Baixada. Entregamos às crianças uma experiência cultural única. Muitas delas têm o primeiro contato com a música de concerto nessas apresentações. O ensino e o contato com a música, principalmente na infância, é de suma importância, pois atua diretamente no desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social” afirma Elber Ramos, Coordenador Educacional da OSB.

Além de executar as obras, nos concertos didáticos, os músicos também explicam aos alunos curiosidades sobre os instrumentos, a orquestra e sobre os compositores e as músicas. 


O circuito conta com o patrocínio da NTS - Nova Transportadora do Sudeste. O Conexões Musicais é realizado pela Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira desde 2017, tendo promovido atividades educacionais e culturais envolvendo mais de 30 municípios brasileiros.


Confira a programação de concertos didáticos:

Dia 2 de maio, quinta, às 11h30 e às 14h

E.M Boa Esperança - Paracambi


Dia 3 de maio, sexta, às 14h e às 16h

CIEP 355 - Roquete Pinto - Queimados


Dia 6 de maio, segunda, às 11h e às 13h

E.M Frei Maurício Viann - Japeri


Dia 3 de junho, segunda, às 11h e às 13h

CIEP 369 - Jornalista Sandro Moreyra - Caxias


Dia 4 de junho, terça, às 10h40 e às 13h15

E.M Solano Trindade - Caxias


Dia 5 de junho, quarta, às 10h15 e às 13h

E.M Pedra Lisa - Japeri


Dia 6 de junho, quinta, às 14h e às 15h30

E.M Prof. Irene da Silva Oliveira - Nova Iguaçu




A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. 


Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como Mantenedor Amazônia, Shell como Patrocinador Cerrado, NTS - Nova Transportadora do Sudeste como Patrocinador Mata Atlântica, Itaú - Redecard e Volvo como Patrocinadores Caatinga, Brookfield e Sergio Bermudes Advogados como Patrocinadores Pampa, CYMI como Patrocinador Pantanal e Bradesco como Patrocinador da Série Mundo, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.


SIGA A OSB:

Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira

Youtube – /sinfonicabrasileira

Instagram - @OSBrasileira



MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Érica Avelar

erica.avelar@osb.com.br

(21) 98119-4559


Comentarios


bottom of page