top of page
Logotipo-GiroOSB-1.png
extra base linha.png

OSB leva projetos culturais da Baixada Fluminense para pitching com patrocinadores

Empreendedores capacitados pela Incubadora Cultural Conexões Musicais para aperfeiçoar seus projetos culturais chegam à fase final de captação de recursos



Os 10 projetos culturais da Baixada Fluminense participantes da Incubadora Cultural Conexões Musicais, que nos últimos meses receberam mentoria para profissionalizar suas atividades e aumentar seu impacto na comunidade, encerram o ciclo de capacitação com a realização do pitching para potenciais patrocinadores na Fundação Getúlio Vargas, no dia 1 de dezembro. A incubadora é uma iniciativa da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, que selecionou projetos culturais de cunho social dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu, Macaé, Magé, Paracambi, Queimados e adjacências para um processo de qualificação e mentoria com duração de sete meses, entre abril e novembro de 2023.


O pitching faz parte do terceiro e último módulo da capacitação oferecida pela incubadora, que preparou os empreendedores para apresentar suas ideias a uma banca de profissionais de empresas parceiras da OSB. A banca vai dar dicas e feedbacks aos participantes, acostumando-os ao tipo de atividade, às perguntas e também aos contatos para captação de recursos e prospecção de parceiros.


A mentoria ofereceu também aulas teóricas presenciais em turma, em que os representantes dos projetos culturais aprenderam sobre formalização, gestão de projetos, escrita para editais, entre outros temas, além de mentorias individuais on-line com orientações para a inscrição dos projetos culturais em leis de incentivo.


O objetivo da incubadora é capacitar os agentes escolhidos para que estejam aptos a captar recursos em editais e leis de incentivo à cultura e, assim, aumentar o impacto dos seus projetos nos territórios em que atuam. Esta ação conta com o patrocínio da NTS - Nova Transportadora do Sudeste, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além de um conjunto de co-patrocinadores e apoiadores culturais. A incubadora também faz parte de um field project realizado dentro do Núcleo de Prática Jurídica da FGV-Rio, capitaneado por Ana Flávia Cabral Souza Leite, Vice-Presidente Executiva da Fundação OSB.


O Conexões Musicais já percorreu mais de 30 municípios em seis estados do país, promovendo o acesso à cultura e à informação por meio da educação musical. Este ano, na Baixada, a iniciativa também ampliou as suas atividades de ensino de música orquestral em polos da região, tais como residências pedagógicas, masterclasses, oficinas, além de ações como concertos didáticos e aulas de canto coral em escolas públicas.




A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.


Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.


Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Shell e a NTS - Nova Transportadora do Sudeste como patrocinadores master, Brookfield e Eletrobras Furnas como patrocinadores, Sergio Bermudes Advogados e SulAmérica como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

Saiba mais em


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Érica Avelar

erica.avelar@osb.com.br

(21) 98119-4559


Mario Camelo

(21) 99992-3644

Σχόλια


bottom of page