top of page
Logotipo-GiroOSB-1.png
extra base linha.png

OSB promove atividades educativas, concertos didáticos em escolas e apresentações em São Luís

A partir de 1/9, a OSB realizará atividades didáticas inéditas na cidade, apresentações em escolas públicas, além de um concerto gratuito dia 6/9, no Teatro Arthur Azevedo


Democratizar o acesso à música clássica sempre foi um dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira. Por isso, entre os dias 1 e 6 de setembro, a OSB vai promover, pela primeira vez, atividades educativas e artísticas em São Luís (Maranhão), que incluem capacitação para músicos locais, concertos didáticos em escolas públicas, aulas de canto coral e uma apresentação gratuita no Teatro Arthur Azevedo, dia 6 de setembro.


As ações começam com um circuito de concertos didáticos na UEB Gomes de Souza, que vai receber um Quarteto de Cordas da Orquestra, dia 1 de setembro em diversos horários. E no dia 2, às 10h, o Quarteto se apresentará para estudantes no Teatro da Cidade de São Luís. São apresentações interativas, nas quais, além da execução musical, os instrumentistas conversam com público contando curiosidades sobre os compositores, as obras, os instrumentos e o universo orquestral.


A OSB também irá visitar centros de ensino de música em São Luís. Os jovens integrantes da Orquestra Jovem João do Vale; da Escola de Música do Estado do Maranhão; e da Escola Municipal de Música - EMMUS terão a oportunidade única de ter aulas e aprimorar elementos e práticas do universo sinfônico com alguns dos mais importantes músicos do país, integrantes da OSB. Além das aulas de instrumentos, de aperfeiçoamento e aulas de arranjo, os alunos e professores também terão aulas de canto coral e de regência coral.


Para concluir em grande estilo todas as atividades, o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentará dia 6 de setembro, quarta, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo junto com a Orquestra Jovem João do Vale. Quem abre a noite são as turmas de canto coral formadas na Escola Municipal de Música - EMMUS e na Escola de Música do Estado do Maranhão. O concerto é gratuito.


Todas as atividades compõem o programa de responsabilidade social da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, o Conexões Musicais, que, para as realizações em São Luís, conta com o patrocínio da Eneva. O Conexões Musicais existe desde 2017, tendo promovido atividades educacionais e culturais envolvendo cerca de 30 municípios brasileiros.


Ainda no escopo das atividades, foram oferecidas aulas online de arranjo ministradas pelo compositor Paulo Aragão para professores da EMEM e da EMMUS entre os meses de julho e agosto.

bottom of page