Jovens paulistanos poderão ter aulas de instrumentos com músicos da OSB, aulas de canto coral e até formar uma nova orquestra de sopros através do Conexões Musicais
A Orquestra Sinfônica Brasileira chega a São Paulo com o Conexões Musicais, o programa de educação musical da Fundação OSB que já percorreu mais de 30 cidades em oito estados do país. Além de realizar itinerâncias por todo o Brasil e atuar de modo contínuo no Rio de Janeiro, o programa agora se estabelece na capital paulista para trabalhar a formação musical de jovens estudantes de escolas públicas e projetos sociais paulistanos promovendo aulas de canto coral e de instrumentos, oficinas de sustentabilidade, concertos didáticos e concertos de integração. As atividades do Conexões Musicais em São Paulo contam com o apoio da Núclea.
As primeiras notas do Conexões Musicais em São Paulo serão ouvidas já na primeira semana de outubro, quando acontece o primeiro ciclo de encontros. Quatro escolas públicas receberão os Concertos Didáticos, que são apresentações musicais comentadas e lúdicas para os alunos. Participam da primeira viagem a São Paulo os trompetistas Roger Brito e Nilson Coelho, o trompista André Vieira, o trombonista Eduardo Machado e o tubista Eliézer Rodrigues.
Nove escolas públicas de São Paulo recebem as classes de canto coral do Conexões Musicais, atividades extracurriculares em que os estudantes podem se inscrever para aprender técnicas de canto em grupo e até se apresentar em futuros concertos com a OSB. Para além do desenvolvimento artístico e criativo, o contato com a música promovido pelo Conexões Musicais já demonstrou influência positiva na aprendizagem e no desempenho do aluno em outras disciplinas da escola. As classes de canto coral atendem crianças, adolescentes, e adultos na modalidade EJA. As inscrições nas escolas parceiras já estão abertas e as turmas começam também em outubro.
Estudantes de música de projetos sociais paulistanos também terão a oportunidade única de aprender diretamente com os músicos da OSB. A orquestra vai ministrar aulas de instrumentos para os alunos de projetos parceiros, visando contribuir para o aprimoramento da técnica musical e a prática de concerto. Serão realizados ciclos de aulas presenciais e virtuais com os instrumentistas da Orquestra Sinfônica Brasileira, um dos grupos sinfônicos mais tradicionais do país. As aulas de instrumento também têm início na primeira semana de outubro.
Em São Paulo, o Conexões Musicais também promoverá a criação de uma nova orquestra de sopros, formada por alunos da Escola Estadual Olga Benatti. A FOSB cuidará também da restauração dos instrumentos musicais que a escola possui.
“A implementação do Conexões Musicais em São Paulo é motivo de grande alegria para a Fundação OSB. Promover o desenvolvimento de novos talentos, o despertar do interesse pela arte e pela cultura e a democratização do acesso à música de concerto são grandes pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira, que há décadas ostenta a vocação de ser uma orquestra educadora. O apoio da Núclea para levar o Conexões Musicais para São Paulo converge na intenção de ambas as instituições de assumir o papel de agentes sociais de mudança, a diminuição de desigualdades e do cultivo de oportunidades, talentos e sonhos.” diz a Vice-Presidente Executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana Flávia Cabral Souza Leite.
De acordo com o CEO da Núclea, André Daré, a música, a educação e a inovação estão interligadas e é um dos segredos da parceria. “Eu acredito fortemente que a educação é um motor essencial para o desenvolvimento da sociedade, além de estar alinhado com o nosso propósito de criar conexões que geram valor para a sociedade. A iniciativa proporciona a crianças em idade escolar a oportunidade de aprender e desenvolver aptidões nas artes por meio da música, engajando ainda a comunidade e as famílias envolvidas nessa transformação cultural. Estamos muito felizes em fazer parte desta história”, celebra.
CRONOGRAMA DO CONEXÕES MUSICAIS EM SÃO PAULO DE 1 A 5 DE OUTUBRO DE 2024:
DIA 1 DE OUTUBRO (TERÇA)
CONCERTO DIDÁTICO
Horário: 10h às 11h
Local: E. E. Professora Olga Benatti (Rua Ibitirama, 1412 - Vila Bela, São Paulo - SP)
SELEÇÃO PARA ORQUESTRA DE SOPROS
Horário: 11h às 12h
Local: E. E. Professora Olga Benatti (Rua Ibitirama, 1412 - Vila Bela, São Paulo - SP)
AULA DE CANTO CORAL
Horário: 12h30 às 14h
Local: EMEF Duque de Caxias (Praça Dr. Mário Margarido - Liberdade, São Paulo - SP)
AULAS DE INSTRUMENTOS
Horário: 14h às 17h
Local: Banda da Obra Social Don Bosco (Rua Álvaro de Mendonça, 456 - Itaquera, São Paulo - SP)
DIA 2 DE OUTUBRO (QUARTA)
CONCERTO DIDÁTICO
Horário: 10h30 às 11h30
Local: E. E. João Sussumu Hirata (Rua Comend. Antunes dos Santos, 936 - Capão Redondo, São Paulo - SP)
AULA DE CANTO CORAL
Horário: 9h30 às 10h30
Local: E. E. João Sussumu Hirata (Rua Comend. Antunes dos Santos, 936 - Capão Redondo, São Paulo - SP)
Horário: 19h às 20h30
Local: EMEF Jenny Gomes (R. John Neper, 109 - Jardim Coimbra, São Paulo - SP)
AULAS DE INSTRUMENTOS
Horário: 14h às 17h
Local: Orquestra Jovem SOBEI (Av. Rubéns Montanaro de Borba, 459 - Jardim Régis, São Paulo - SP)
DIA 3 DE OUTUBRO (QUINTA)
CONCERTO DIDÁTICO
Horário: 10h às 11h
Local: E. E. República do Paraguay (Rua Carlos Muller, 21 - Vila Prudente, São Paulo - SP)
AULA DE CANTO CORAL
Horário: 14h15 às 15h45
Local: E. E. República do Paraguay (Rua Carlos Muller, 21 - Vila Prudente, São Paulo - SP)
AULAS DE INSTRUMENTOS
Horário: 15h às 18h
Local: Orquestra Locomotiva (Rua Vera Marta, 82 - Vila União, São Paulo - SP)
DIA 4 DE OUTUBRO (SEXTA)
CONCERTO DIDÁTICO
Horário: 11h às 12h
Local: E. E. Inspetor Raimundo Serafim de Lima (Rua Bento Barroso Pereira - Jardim Sao Francisco de Assis, São Paulo - SP)
AULA DE CANTO CORAL
Horário: 10h às 11h00
Local: E. E. Inspetor Raimundo Serafim de Lima (Rua Bento Barroso Pereira - Jardim São Francisco de Assis, São Paulo - SP)
Horário: 14h30 às 16h00
Local: E. E. Lael de Moura Prado (Av. Prof. Castro Júnior, 609 - Vila Sabrina, São Paulo - SP)
AULAS DE INSTRUMENTOS
Horário: 14h às 17h
Local: Orquestra Jovem SOBEI (Av. Rubéns Montanaro de Borba, 459 - Jardim Régis, São Paulo - SP)
DIA 5 DE OUTUBRO (SÁBADO)
AULAS DE INSTRUMENTOS
Horário: Das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30
Local: Corporação Musical Irmã Dina de Sion (Rua Mere Amédea, 476 - Vila Maria Alta, São Paulo - SP)
SOBRE O CONEXÕES MUSICAIS:
Democratizar o acesso à música de concerto sempre foi um dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira. O Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da instituição, foi criado em 2017 e, ao lado de outras iniciativas consagradas da OSB, como os Concertos para a Juventude e o Projeto Aquarius, tem a missão de disseminar a educação musical Brasil afora.
O Conexões Musicais já percorreu mais de 30 municípios em dez estados do país, promovendo o acesso à cultura e à informação por meio da educação musical. Este ano, a iniciativa também está ampliando as suas atividades de ensino de música orquestral em polos parceiros, além de promover ações como concertos didáticos e aulas de canto coral em escolas públicas.
SOBRE A NÚCLEA:
A Núclea é referência em soluções de infraestrutura em transações digitais e inteligência de dados para empresas no Brasil. É responsável por 100% do registro de boletos e 90% da liquidação de cartões de débito e crédito no País. Em 2023, processou 29 bilhões de transações, o que representa 18 Trilhões de Reais.
Oferece ao mercado soluções de Antifraude (Análises preditivas e preventivas, Pós-Fraude e Resoluções), Data Analytics & Insights (Scores, Indicadores e Triggers para Ciclo de Crédito e Inteligência de Mercado), Registro e Liquidação de Ativos, além de outras soluções financeiras em Tokenização e Ativos Digitais. Também possui no portfólio serviços de Portabilidade de Crédito, Portabilidade de Conta-Salário, Cadastro Positivo, Cessão de Carteira de Crédito, Crédito Consignado, entre outros.
Atualmente atende empresas, principalmente, nos setores financeiro, segurador e imobiliário. Saiba mais no site: www.nuclea.com.br.
A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, Shell, NTS - Nova Transportadora do Sudeste, Itaú - Redecard, Volvo, Brookfield, Sergio Bermudes Advogados e CYMI como patrocinadores, Bradesco como patrocinador de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.
Saiba mais em www.osb.com.br | www.conexoesmusicais.com.br
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Érica Avelar
(21) 98119-4559
Mario Camelo
(21) 99992-3644
Comentarios